sexta-feira, 13 de junho de 2008

Deus perdoa, Irlanda não

O Tratado de Lisboa, Constituição Europeia de segunda categoria, pode ser engavetado, tal como a proposta anterior.

A lembrar que a primeira hipótese Constituição Europeia falhou porque houve países que em referendo a chumbaram, e inviabilizaram a sua consagração no espaço UE.

O formato "Tratado" avançou para minimizar a hipótese de ser referendado pelos países da UE e ser mais facilmente ratificado nos respectivos parlamentos.

Sócrates, prometeu antes das eleições que levaria a referendo a Constituição Europeia. Este "Tratado" contudo não foi referendado em Portugal como Sócrates, por coerência devia ter defendido.

A não passagem pelo voto popular foi a consumação de uma das mentiras que Sócrates fez antes das eleições.

Mas os duendes dos irlandeses estão atentos e são implacáveis para os mentirosos. A sua constituição obrigou a referendar o moribundo(será?) Tratado e o NÃO venceu nas urnas, dando uma facada na pretensão de levar avante o Tratado de Lisboa, que para todos os efeitos é reflexo de Constituição Europeia nesse espelho baço que se chama União Europeia.

P.S. (<-irónica sigla):
Não sei se já reparaste pá, mas não te curto nada óh Socrates.

4 comentários:

Anónimo disse...

nao estou a perceber o teu Regojizo... Tens noção que os irlandeses apenas xumbaram o tratado por questões internas que nada tem a ver com o cerne do próprio tratado.
explica-me o que tens contra o tratado que eu não entendo, para falar a verdade nem faço a minima ideia do que trata o dito tratado.

LT

Jorge disse...

Sei bem que os Irlandeses chumbaram o tratado por questões internas como dizes, mas também sei que os Irlandeses são pouco europeistas. Tal como os britânicos, até há lá quem ache que não são Europeus por estarem desligados do continente.

O tratado não li as 600 e tal páginas, mas sei que essencialmente terá como consequência a perda definitiva do algum peso que os estados pequenos como o nosso terão nas decisões maestras da UE que nos afectam.
Eu não gosto disto de o nosso país ser governado de fora pa dentro.

A UE trouxe-nos muitas coisas boas! Rios de dinheiro para desenvolver economia, as autoestradas e pontes que se construiram, blablabla...(e que até foi vergonhosamente gerido - muitos meteram ao bolso)
Só que como contrapartida lixou-nos a agricultura, a pesca, a industria...

Temos mar e não podemos pescar, tinhamos industria a começaram as fabricas a fechar por perda de competitividade, tinhamos campos e pagam-nos para não cultivar...
E depois temos de importar tudo, o que acaba por agravar a balança comercial, em que somos mais importadores que exportadores, e o mais grave é que até nos bens essenciais já é assim.
Além do desemprego que aumentou por falencia dessas áreas.

Um tratado ou constituição que reforce esta perda de definição nacional que nos leva para onde vamos, que é a dependencia total dos outros e que nos leva a sentir ainda mais as crises globais, leva-me de facto a ser contra.

Outra cena, não gosto do Socrates. O gajo fez montes de promessas que não cumpriu. Mente. Prometeu referendar as questões europeias essenciais se necessário. Esta questão parece-me mais que essencial, vital. E com receio de até aqui em Portugal, devido à perda de popularidade, vir a ser chumbado, acobardou-se na maioria absoluta da assembleia da república.

cumps

Anónimo disse...

dou-te razão que a UE nos lixou a agricultura, mas duma forma que nao e a k tu dixes, o que nos lixou a agricultura foram os xupistas k se aproveitaram do € que a UE mandou para MODERNIZAR a agricultura e ficaram com ele e eles sim acabaram com a agricultura.
em relação á perda de compettividade nada tem a ver com a UE, mais cedo ou mais tarde os mercados emergentes como India e China iam entrar e sendo mais competitivos iriam dificultar as coisas. a nao ser que tu defendas k nos devemos fexar as fronteiras e isolar-nos perante o mundo, entao podes juntar-te ao BE ao PCP ou a outro senhor que andou aki muitos anos, um tal de Salazar.
nao te estou a comparar com ele de maneira nenhuma, mas era o que ele defendia, orgulhosamente sós.
eu ao contrario dos partidos de extrema esquerda sou europeista, e sei que tem muitas desvantagens e a perda de poder de voto nas materias da comissao é mau para o País, mas é um preço que temos a pagar para estar numa estrutura unida e forte que é a UE.

Se houvesse referendo eu votava sim, pelo que conheço dele claro.

Ah, e o socrates nao cumpre as promessas, pfff, pá, da-me 1 politico que as cumpra...triste mas verdade.

LT

Jorge disse...

Claro que não defendo os orgulhosamente sós aqui na ponta da europa. Sei bem que é inevitavel e reconheço benefícios à abertura ao exterior. Mas sei-te dar como exemplo as cotas da produção de leite e das pescas. Impõe-nos limites de produção qd temos capaxidade de produzir mais, mas dpois vamos aos supermercados e tamos a comprar produtos importados.

Man, é unida e forte, tá bem. mas comemos tudo o k nos mandam e calamos. é facil perceber o k dizes, mas tb pa contrariar posso dar o exemplo de k ninguem gostava k fossem os vizinhos a mandar na nossa casa...

e quando falo mal do socrates não tou a dizer k os outros são melhores pá. Infelizmente mesmo parece k é tudo farinha do mm saco...