quarta-feira, 11 de junho de 2008

Porreiro pá

Confesso que estou algo entusiasmado com isto da paralisação dos transportadores. Não que me traga benefícios ou me faça feliz. Mas há algo de novo nisto. É uma experiência nova para mim. Sente-se que se pode ultrapassar um limite que é o de fazer sentir aos governantes que afinal não são eles que têm exclusivamente a faca e o queijo na mão. Sente-se o cheiro a revolução em vez do cheiro a gasolina 95 e gasóleo. E isto não se passa só em Portugal. Nuestros hermanos também estão numa situação semelhante.

Vamos a ver: neste momento já há falta de combustiveis em já muitas cidades, a capital inclusivé; Os alimentos frescos também já começam a faltar. Quem tenta furar a paralisação corre risco de vida (os ratos são sempre os primeiros a fugir também).

Podemos estar na eminência da maior crise desde não sei quando neste país. P'ra'í desde a primeira república. Ou desde quando o João Pinto ficou sem clube.

Situação?

Os transportadores face aos preços dos combustiveis não têm condições de circular.
Então paralisa-se.
Exige-se ao governo que tome medidas, nomeadamente reduzir os impostos sobre produtos petroliferos.
Ameaça de crise gigantesca.
Governo encostado à parede. Se cede nesta questão, todos os outros grupos sociais vão exigir também cedências.
Se não cede o país vai c'o caraças.

Sem combustiveis o pessoal não vai poder ir trabalhar (carros e autocarros páram, só o comboio e metro é que continuam a ser alternativas)

Vamos todos de férias mais cedo? Mas sem combustiveis como é que vamos para o AllGarve? Também está fora de questão portanto.

Pois é. Algo vai ter de acontecer.
Não faço ideia como acaba isto. Mas tá um enredo do caralho!

Sócrates, desenmerda-te!

4 comentários:

Anónimo disse...

gostas-te da solução k o socrates arranjou? é que eu não, pk carga de água as empresas dos tranportes pagam menos impostos que o comum tuga?
nos preços dos combustiveis nada, nas horas de trabalho dos motoristas, nada... uma verdadeira palhaçada esta greve.
para nao falar da maneira de "dialogar" de alguns piquetes de greve, á pedrada e a incendiar camiões, muito democrático sim senhor.

LT

Jorge disse...

não gostei da solução que o sócrates arranjou. Apenas deu uma mão cheia de nada como já ouvi dizer.
Para algumas áreas, principalmente as que dependem mais dos combustiveis, está a ficar imcomportavel e o descontentamento aumenta e cada vez vao ser mais este tipo de protestos se nada se alterar. foram os pescadores e agora os reboques...

Daqui até às eleições o socrates vai ser um bombeiro a apagar os fogos que vao aparecendo.

Tem as metas de orçamento de estado pa cumprir com bruxelas e se formos a ver, quanto mais caros os combustiveis estiverem, melhor é prás contas. é o sustento deste país. do euro e meio que gastamos num litro, o estado fica com mais de 70%. é tudo bicho a entrar...

E nós também inchamos.

O que é que eu acho justo? se o governo cede aos transportadores também tem de abrir a mão nas outras áreas.

Se a paralisação tivesse continuado isto podia ir no caminho de o país parar por completo. Poisé, em poucos dias tudo estava parado. E para quem não passou por nada parecido, realmente tava com uma certo frenesim em ver no k isto ia dar.

"nos preços dos combustiveis nada, nas horas de trabalho dos motoristas, nada... uma verdadeira palhaçada esta greve"

Realmente contentaram-se com a mão cheia de nada e depois de tanto estrilho acabaram a greve.
Em espanha a situação não é tão grave como em portugal e o protesto deles durou muito mais. Também não consigo entender isto.

"para nao falar da maneira de "dialogar" de alguns piquetes de greve, á pedrada e a incendiar camiões, muito democrático sim senhor"

Não é exemplo de democracia nenhum realmente. Mas talvez a cena deles se justifique que pela luta de alguns, beneficiam todos, mesmo os fura-greves.
Aqui até são mansos. Lá fora pra espanha e frança parece que são mais violentos ainda... dass

cumps

Anónimo disse...

ó jorge olha que nao e bem assim, o petroleo caro e mau para toda a gente inclusive para o governo, actualmente o governo fica com cerca de 435 e nao mais de 70% como tu dizes.
Se devia baixar o imposto' talvez, mas não sem se assegurar que a GALP baixe também as suas margens de lucro, e isso sim é que faz o combustivel estar constantemente a subir, porque eles querem continuar a mamar muito.
o que socrates fez com as transportadoras foi numa palavra GUTERRAR, ou seja, cedeu e da maneira masi estupida possivel, e se bem te lembras quando o engenheiro guterres começou a guterras a pensar nas eleições as coisas nao correram bem, entramos numa crise do camandro.
e se ele vai por esse caminho estamos todos fudidos.
e se la fora sao animais e nao sao democraticos nao temos que ca dentro também o ser. pode ser injusto uns beneficiarem com a greve dos outros, mas a demcracia e mesmo assim, o fundamental e respeitar a posição dos outros, senão agora eu também te obrigava a deixar de ser do vitória só porque acho que vai ser melhor para mim(é uma analogia 1 pouco porva a minha, mas so pra te mostrar que eu faço greve se quizer, ponto)

LT

Jorge disse...

Ya, mas o ISP e o iva são cobrados percentualente. quanto maior o custo para o consumidor, maior é o incoming po estado.
Agora claro, concordo plenamente que o problema maior é de facto a chulisse da galp. Têm lucros fdp's e não exitam em aumentar smp os preços.
Não tem mt a ver mas Os chulos k lá mandam aumentaram-se 118% (!!!) e aos seus trablhadores aumentaram 1,8%... ke tristeza...

Pá, percebi logo à primeira a tua cena da democracia da greve... eu não desculpabilizo de modo nenhum a violencia. É muito lamentavél chegar ao ponto de atropelar pessoas.
Mas a minha cena é que kem não faz greve pq deve tar contente com o que tem. então que nao beneficie da luta dos outros (eu tb arranjava um exemplo, mas posso resumir c a ideia d "so merece as coisas kem luta por elas"). Mas pronto, sei tb k nc seriam assim k s resolveriam as coisas...

;)