domingo, 18 de maio de 2008

Grande Vitória

Já passaram alguns dias, mas só agora pude vir aqui postar sobre o facto de o Vitória ter terminado a liga nacional em terceiro lugar.
Para ficar em terceiro bastava vencer o Estrela da Amadora. Caso o Sporting perdesse, o segundo era a nova realidade. Contudo, e apesar do Boavista ter começado por marcar primeiro em Alvalade, o Sporting acabou por vencer e ficar em segundo.

Ao Vitória impunha-se vencer tranquilmente. O estádio estava cheio. Vitória é clube de encher o estádio com os sócios e adeptos pagantes.
Grandes golos, principalmente o do Andrezinho. Flávio confirmou uma grande época com o seu golo. Este homem colocou-nos no terceiro lugar com os seus golos nos últimos jogos.

É um facto notório, e muito especial por se tratar de uma equipa que acaba de ascender à primeira divisão. Uma equipa composta por sete jogadores que no ano passado jogavam na segunda divisão, e alguns deles até eram suplentes nesse escalão. Estes jogadores fizeram-se grandes e deram o que podiam e merecem mais que ninguém este lugar. O senhor Cajuda também merece todas as vénias. Trabalhou esta equipa e soube como a por a vencer, ou no mínimo, a perder o menos possível. E viu-se uma equipa a jogar futebol positivo e algum espétaculo durante a época.

Mas voltando ao início. Foi um terceiro lugar e luta pelo segundo até à ultima jornada. Devemos saber reconhecer que também concorreu para isso o facto de os clubes de Lisboa terem feito campeonatos muito abaixo do normal.

Mas pragmaticamente, esta classificação dá força à emancipação do Vitória como mais um clube grande e não mais um dos pequenos.

É a quarta vez que o clube acaba no pódium. Outros clubes há que nunca passaram do quarto e neste momento estão mais do que fodidos. Não vou ser cínico e admito que estou a falar do Braga. Deve ser mesmo fodido ver os "espanhois", com metade do orçamento a fazer aquilo que quiseram fazer durante as ultímas épocas e acabar em sétimo. Mas como sou desportista, espero que para o ano sejam capazes de dar luta.

Para o ano vamos tentar chegar à Champions. Podem vir dizer que vai calhar o Barcelona ou a Juventus ou o Liverpool, mas isso não interessa nada. Somos nós que estamos lá, e somos nós que podemos passar. Não é o quarto nem o quinto... O terceiro é o Vitória e ponto final, caralho! São 180 minutos de futebol. São 11 contra 11 em início de época. Seja contra quem for, vai ser o jogo da vida dos jogadores que estiverem. O passo que se dá entre jogar na segunda e terminar em terceiro na primeira liga, deve ser maior que acabar em terceiro e eliminar uma grande equipa europeia.

Outro aspecto, é que o Vitória começou a ter imprensa. Pouca contudo. É infinitamente inferior ao destaque dado ao quarto classificado. Mas já se fala do Vitória por esse país fora. E se o sucesso for mantido, e crescendo, pode ser que comece a aparecer uma nova geração de Vitorianos: os Vitorianos sem ligação a Guimarães.

Um para sempre OBRIGADO a esta equipa!!!

Nunca vos esquecerei

Nilson, Nuno Santos, Serginho, Andrézinho, Radanovic, Márcio Martins, Danilo, Sereno, Geromel, Luciano Amaral, Momha, Flávio, Moreno, João Alves, Desmarets, Tiago Ronaldo, Marquinho, Paulo Henrique, Carlitos, Alan, Ghilas, Targino, Fajardo, Roberto, Miljan, Felipe, Cajuda, Basilio, Nascimento e todos os outros.

Sem comentários: