quarta-feira, 2 de julho de 2008

TGV?

Hoje a Manela, veio a público questionar o financiamento dos grandes projectos em que o país se está a empenhar. O TGV é um deles. O TGV é uma asneira. É dinheiro muito mal empenhado. E porque penso isto?

Então, para que é que serve um TGV, quando por exemplo, não há sequer ligações básicas de comboio entre duas cidades como Braga e Guimarães? Ou quando se demora mais de uma hora de Guimarães ao Porto. E quando o Alfa Pendular faz Porto-Lisboa em duas horas e meia na linha do norte sendo que esta tem troços ainda por remodelar e que caso fossem remodelados e bem capacitados o tempo de viagem do Alfa poderia baixar às duas horas. Apenas mais meia hora que o TGV promete fazer entre as duas cidades.

São manias dos portugueses. Falta o básico, mas tem de haver Expo's, Euro's, TGV's...

A economia depende da mobilidade das pessoas e bens. E uma rede básica de transportes ecológica, rápida, económica, como o transporte ferroviário, ajudava um pouco.

Era muito mais proveitoso na minha opinião, correr para uma revolução ferroviária, encortando realmente distâncias dentro deste país, para depois, aí sim, avançar para TGV's.

Os automóveis e autocarros necessitam de combustives e são poluentes.

Gostava muito de apanhar um comboio às 8:36 e chegar a Braga às 8:57 a tempo de entrar na aula, num transporte rápido, mais economico e limpo. Ou então chegar ao Porto em 35 minutos, ou a Vila Real numa hora.

Infelizmente estas ligações não existem, ou então têm traçados com quase 150 anos que ja não satisfazem as necessidades do nosso tempo. Todo o dinheiro empatado nos últimos anos em autoestradas em que passam cinco carros por hora é para ser chorado. Digo eu.
P.S.: Oh manela, e quando estavas no governo? Que fizeste para travar o TGV e o Aeroporto?

1 comentário:

Deixa tar que eu faço disse...

primeiro a manela nao tem ligitimidade para ser contra o TGV poi o porjecto foi aprovado no governo dela.
em relação ao aeroporto de facto o aeroporto foi congelado no governo PSD/Manela.
mas apesar da mulher(se se pode chamar mulher akilo) tem razao quando diz que o custo beneficio do TGV e desfavoravel aos portugueses.
O TGV é ridiculo, pois tal como tu dixes so vai retirar 20 min ao actual alfa entre lisboa e porto.
Fazer obras sim, descnecessarias, nao. Simples. Mas diz ixo ao socrates e ao Mario Lino.

LT